Trentino Alto Adige, uma região dividida

No extremo noroeste da Itália, fazendo divisa com a Áustria e a Suíça, fica a região de Trentino Alto Adige, a região mais dividida de toda a Itália. 

Pra começar, ela é uma das cinco regiões autônomas da Itália junto com Valle D’Aosta, Friuli-Venezia Giulia, Sardínia e Sicília. Além disso, a região é formada por duas regiões distintas, Trentino (que tem raízes italianas mais profundas) e Alto Adige (ou Südtirol, que tem raízes alemãs).

A parte de Alto Adige sempre fez parte do Império Germânico (Prussia, Austro-Hungaro), com suas raízes sempre apontando ao norte, e foi só depois da segunda guerra que a região anexou-se a Itália, ampliando a então região de Trentino e criando o Trentino Alto Adige.

A região hoje tem duas cidades principais, Trento, que devido à proximidade com o resto da Itália, é mais italiana e Bolzano (Bozen), que devido a proximidade com a Áustria é muito mais alemã! 

Nessa viagem eu visitei as duas e não acreditei nas diferenças. Trento é bem italiana, com uma pegada alemã, porém dá pra perceber a influência mas nada muito forte, já Bolzano é o contrário! Todo mundo falando alemão, arquitetura bem alemã porém com uma pegada italiana. Sinais e placas nos dois idiomas, além de um terceiro chamado ladino, que é falado também em Liechnstein!

Pra mim, a diferença mais alta foi ver que em toda placa a nível oficial, como placas de prefeitura, eventos culturais, referia-se a região somente como Südtirol, ao invés de Alto Adige.  Em Trento, por exemplo, tudo referia-se a Trentino ou Trentio Alto Adige.

Achei a visita muito enriquecedora e foi legar ver um outro lado desse país tão fascinante que é a Itália!


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.